re:verso
série de interfaces provocativas, viscerais e poéticas
O projeto “re:verso – Rumo a uma poética do design gráfico no cotidiano digital” é definido como crítica ao cenário contemporâneo – racional, simples, padronizado, universal – do web design e como abertura de possibilidades de estéticas e operacionalidades alternativas.
Inspirado no conceito de opacidade do texto poético (em oposição à transparência do texto racional) e explorando ideias como estranheza, complexidade e contradição, o projeto é organizado a partir de uma página-mãe, que apresenta um manifesto sobre o assunto e agrupa uma série de 15 experimentos práticos no formato de páginas-poema. As páginas são categorizadas em dois grupos temáticos: poemas-notícia (reações e reinterpretações de notícias compartilhadas online) e poemas-vernáculo (reapropriações e comentários sobre lugares-comuns da internet). Isso significou a inclusão de conteúdo variando desde atentados terroristas e política, até a cultura de selfies e animais de estimação.
Todas as páginas-poema são uma interpretação pessoal do tema tratado e buscam, através da sua visualidade e operacionalidade, comunicar em modo emocional e visceral. Em termos visuais, muitas das páginas são de difícil legibilidade e, como uma antítese ao que é convencional no design gráfico para a web nos dias de hoje, buscam propositalmente ser particulares, ambíguas, irracionais, absurdas ou irônicas. Em termos operacionais, todos os experimentos se utilizam, em maior ou menor grau, de tempo e movimento (animações e transições) em sua composição. Isso faz com que, na interação com as peças, o leitor seja também escritor e designer, terminando de compor o poema enquanto o lê.
Projeto de mestrado realizado na California Institute of the Arts (CalArts) entre 2015 e 2016.